A brincadeira de escritores indicando livros continua.
Hoje é a vez de Caio Riter trazer cinco livros de literatura infantil e juvenil que marcaram sua trajetória como leitor e que merecem ser lidos e relidos.
Antes de passarmos aos escolhidos de Caio - que inclui obras de autores brasileiros e internacionais, além de poesia -, uma curiosidade: o primeiro da lista, Alice, marcou tanto sua trajetória leitora que ele passou a colecionar exemplares do livro - alguns comprados, outros ganhos de amigos que sabem de sua paixão pela obra.
Hoje, sua biblioteca já inclui nada menos do que 122 edições diferentes desse clássico, em vários idiomas e dos mais diversos países.
Confiram os cinco eleitos desse escritor-leitor, e o que ele diz sobre cada um dos livros:
As Aventuras de Alice no País das Maravilhas,
de Lewis Carroll:
Mergulho maravilhoso pelo universo nonsense, que sempre tem uma sedução a mais. Até hoje.
Apanhador no Campo de Centeio,
de J. D. Salinger:
Um dos melhores textos sobre o adolescer. Eu adoraria ter criado o Holden.
O Meu Pé de Laranja Lima,
de José Mauro de Vasconcelos:
Emoção sempre. Difícil voltar ao mundo de Zezé e não ser dor.
Ou isto ou aquilo,
de Cecília Meireles:
Poesia para a infância sem restrições temáticas ou inventivas.
Amarelinho,
de Ganymédes José:
Um soco na boca do estômago: soco necessário.
Uma coisa que chamou minha atenção é que, até agora, nenhum dos convidados repetiu livros. Sinal de que cada um de nós tem suas leituras favoritas, e que a diversidade da boa literatura para a infância é enorme – o que é muito bom.
Vale lembrar que essas indicações de leituras servem tanto para crianças e adolescentes quanto para leitores adultos - afinal, um bom livro, mesmo quando escrito pensando-se no público infantil e juvenil, pode ser lido e apreciado em qualquer idade.
Não deixe de conferir também as dicas de Milene Barazzetti e de Antonio Schimeneck, bem como os posts sobre contos e sobre romances de autores gaúchos contemporâneos que valem ser lidos.
Logo, logo, tem mais novidades e dicas aqui no Página Impressa. Inscreva-se, deixe seu comentário e, se quiser, envie suas dicas de livros ou sugestões de temas para tratarmos por aqui.
Boas leituras!
Comments