top of page
Foto do escritorMaristela Scheuer Deves

Teatro para ler: três opções

Atualizado: 25 de ago. de 2020



Ficar em casa não significa, necessariamente, que temos de nos privar de boas peças de teatro. Como no momento não é possível assisti-las no palco, que tal ler livros que trazem peças teatrais? Quem não é leitor do gênero talvez estranhe num primeiro momento – afinal, o texto dramatúrgico tem uma estrutura diferente, com predominância dos diálogos –, mas logo se verá capturado pelas tramas.


Para dar uma amostra da variedade de livros do gênero, trago hoje uma trinca de obras bem diversas: um livro de um escritor gaúcho, lançado ano passado; um clássico de mais de quatrocentos anos já encenado no mundo inteiro; e o roteiro de uma peça de 2016 que dá continuidade a uma franquia literária best-seller.


O primeiro livro é Hospital-Bazar (Edipucrs, 103 páginas), de Altair Martins, de quem já indiquei um romance anteriormente. De leitura rápida e envolvente, o texto traz uma situação um tanto quanto nonsense, porém mesmo assim com ares de possibilidade: uma professora deve ser afastada da sala de aula para que o espaço seja transformado em um hospital. O lucro por trás da indústria da saúde (ou deveríamos dizer da doença?), a desvalorização da educação e dos educadores e a objetificação das pessoas são temas que permeiam o texto, numa ficção com um pé no absurdo e outro na realidade atual.


O segundo quase dispensa apresentações: Hamlet, de William Shakespeare. Afinal, mesmo quem nunca assistiu ou leu conhece a célebre frase “ser ou não ser”, e sabe que a história gira em torno de um príncipe dinamarquês instigado pelo fantasma do pai a vingar com sangue o seu assassinato. A trama, porém, é maior do que isso, trazendo elementos como a dúvida, a indecisão, a obsessão e o desespero, questões inerentes à condição humana. A edição da foto, de bolso, é da editora gaúcha L&PM, com 144 páginas e tradução de Millôr Fernandes.


O terceiro livro é Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (Rocco, 344 páginas), edição que traz o roteiro de ensaio da peça homônima de Jack Thorne e John Tiffany, baseada em uma história original de J.K. Rowling. A trama se passa dezenove anos depois dos eventos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo volume da saga sobre o mundo bruxo. Agora, os antigos heróis já são adultos, e seus filhos é que frequentam a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O protagonista, Alvo Potter, filho de Harry e Gina, acaba por tornar-se amigo do filho de Draco Malfoy, antigo inimigo do pai, e os dois tentam mexer no passado – causando mudanças não muito bem-vindas no presente.


Por hoje, era isso. Este mês não tenho atualizado o blog como gostaria, mas em setembro você encontrará dicas de leitura diárias aqui no Página Impressa. Aguarde, e boas leituras!





16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page