História de piratas passada no Brasil? Sim, nós temos – e mais, baseada em um acontecimento verídico. O livro Piratas à vista (FTD, 192 págs.), do escritor gaúcho Samir Machado de Machado, foi lançado ano passado e traz para a ficção, por meio de uma aventura infanto-juvenil, um ataque de corsários franceses ao Rio de Janeiro, ocorrido em 1710.
Com ilustrações de Rafael Coutinho e edição primorosa, o livro tem como protagonistas um trio de adolescentes, Jorge, André e Leonor. Ante as ações atrapalhadas do governador, são eles que tomam a frente na resistência ao ataque, mobilizando outros jovens e, até mesmo, enfrentando os piratas em uma luta de espadas.
Os costumes da sociedade carioca naquele início do século 18 também são reconstituídos na trama, que tem por trás muita pesquisa por parte do autor. A linguagem utilizada é outro atrativo, e, no final, foi incluído um “manual do marinheiro”, com um glossário de termos como bombordo, bujarrona, proa, sumaca e outros.
Uma aventura que lembra os clássicos do gênero, como as obras de Robert Louis Stevenson – de quem, aliás, foi retirada a epígrafe do livro.
Comments