top of page
Foto do escritorMaristela Scheuer Deves

Reinações e Órbita mantêm encontros, no formato virtual


Longe, mas perto: Confraria Reinações se reúne hoje, pela plataforma Zoom (Divulgação)


A literatura – e o debate sobre ela – não pode parar, e, no que depender de grupos como a Confraria Reinações, de Porto Alegre, e o Órbita Literária, de Caxias do Sul, a pandemia e as restrições que ela impõe não são empecilho para passar bons momentos falando de livros. A diferença é que, em vez de acontecerem em uma livraria, os encontros agora são virtuais, pela tela do computador ou do celular.


– Temos tido até mais presenças do que nos encontros presenciais, em média – revela o escritor Christian David, um dos organizadores da Confraria Reinações, que realiza neste sábado, dia 13, o terceiro encontro no formato virtual, por meio da plataforma Zoom.


Criado em 2007 e com foco na literatura para a infância e a juventude, o grupo chega ao encontro mensal de número 157. O debate, desta vez, será em torno do livro Tchau, de Lygia Bojunga.


– Chegamos a pensar em uma pausa nessa época, mas os encontros virtuais funcionaram bem e então continuamos – diz David.


Ele conta que o formato virtual fez mudar um pouco a dinâmica, mas que a adaptação tem sido tranquila. O público-base, aqueles leitores fiéis que participam há anos, segue firme, e, apesar da perda do contato pessoal, o uso da internet trouxe um ganho inesperado: algumas pessoas que nunca tinham aparecido nos encontros presenciais, passaram a se conectar nos virtuais.


Enquanto isso, em Caxias do Sul, o Órbita Literária, tradicional bate-papo cultural das noites de segunda-feira, chegou a ficar um mês sem acontecer. Como a situação não se normalizou, um dos proprietários da Do Arco da Velha, cenário dos encontros, sugeriu o formato live.


– Isso veio de encontro a uma ideia que já tínhamos, de certa forma, que era a de transmitir o Órbita também via on-line, simultaneamente ao presencial – conta Tiago Sozo Marcon, do grupo organizador.


Até agora, já foram seis encontros nesse formato – o sétimo, que é o de número 315 no cômputo geral do Órbita, será na segunda-feira, dia 15, às 20h, via Facebook. A painelista será a escritora Maya Falks, que abordará o tema O Retrato da Literatura Brasileira Contemporânea, sob mediação do também escritor J.C. Fantin.


Segundo Marcon, que foi mediador em um dos encontros, há um certo estranhamento de estar na livraria vazia, só em três pessoas da produção, falando para a câmara de um notebook. Mas há o outro lado:


– Em casa, quando participo como espectador, jogo o sinal do celular pra TV da sala e me acomodo no sofá, e me sinto como se o Órbita fosse muito maior, talvez um programa de um canal televisivo de alcance nacional...


Além disso, diz, as pessoas têm elogiado a novidade.


– Pessoas do Rio, São Paulo, Porto Alegre e outros lugares do Brasil participam via comentários, abre um leque de alcance maior. Temos tido, de participações diretamente na sala do vídeo, entre 20 e 50 pessoas, em média. Mas o Guilherme (Martinato, da livraria) tem os dados de alcance e mostra números bem maiores, pessoas que ou entram e depois saem, ou recebem as notificações em suas timelines e depois acessam a página do Órbita ou da livraria.


Além disso, diz, há uma participação ativa por meio de comentários durante a live, repassados ao painelista pelo mediador.


O produtor cultural Cláudio Troian, também da equipe do Órbita, é entusiasta em dizer que a experiência tem valido a pena:


– Os literatos estão atentos às leituras dos fatos, tirando suas conclusões e devolvendo interpretações metafísicas sobre a realidade que nos atropela.


No final, quem ganha é o público, que tem cada vez mais opções de eventos bacanas para participar, uma vez que o universo virtual elimina as distâncias.


PARTICIPE!


CONFRARIA REINAÇÕES

Quando: neste sábado, dia 13/06, às 17h.

Como participar: enviar e-mail para cndavid13@gmail.com ou comentar na postagem do convite na página da Confraria Reinações no Facebook, que a organização entrará em contato informando o link.

Periodicidade: os encontros são mensais, aos sábados.


ÓRBITA LITERÁRIA

Quando: na segunda, dia 15/06, às 20h.

Como participar: via facebook.com/davelha

Periodicidade: os encontros são semanas, nas segundas-feiras à noite.


Making off: Órbita Literária optou pelo formado live, com locação em livraria (Divulgação)

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page