top of page
Foto do escritorMaristela Scheuer Deves

Projeto da PUCRS aposta na poesia para amenizar distanciamento



A literatura tem sido o antídoto encontrado pelos cursos de Letras e de Escrita Criativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para diminuir distâncias nestes tempos de pandemia. Com as aulas ocorrendo de forma virtual desde meados de março, os professores dos cursos passaram a enviar os alunos, há pouco mais de um mês, áudios em que declamam poemas ou leem trechos de prosa de grandes mestres, como Adelia Prado, Cecília Meireles, Drummond, Leminski, Campos de Carvalho, Aleixo, Benedetti e Szymborska, entre outros.


Um dos responsáveis pela iniciativa é o professor Paulo Ricardo Kralik Angelini, coordenador da graduação em Letras – Português. Ele conta que o projeto nasceu durante reunião de um grupo de discussão dos docentes, em que ele sugeriu fazer um vídeo coletivo lendo o poema Mundo Grande, de Drummond. Os colegas aprovaram, e outro professor, Bernardo Bueno, coordenador da graduação em Escrita Criativa, deu a ideia de fazer também gravações de drops de leituras individuais, em áudio. Surgia o Hora da Leitura.


– A ideia era tentar diminuir um pouco o distanciamento, apostar no poder da literatura, da cultura, como transformadores e, também, como um alento nesses dias desesperançosos, nesses dias que são cinza – diz Kralik.


Até agora já foram disponibilizados cerca de 15 drops, que são publicados no Facebook, no Instagram e no YouTube e, também, enviados para os acadêmicos por meio do Moodle (plataforma de estudos utilizada pela PUCRS), de e-mails ou de grupos de whatsapp.


– O mais legal, sem dúvida, é o retorno dos alunos. Vimos que fez bastante sucesso, inclusive, com quem não é da PUCRS, porque os alunos compartilharam – conta Kralik, acrescentando que as mensagens igualmente chegam pelas diversas plataformas.


O vídeo da leitura de Drummond (abaixo) levou um pouquinho mais de tempo para ser produzido e editado – afinal, conta com a participação de todos os professores dos dois cursos –, mas, lançado no dia 20, foi sucesso total, com muitas centenas de visualizações. O idealizador do projeto comemora:


– De fato, a literatura está mostrando como é importante neste momento de medo, de apreensão, de esperança, pensar que a gente pode sair dessa.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page