Professor e escritor faz lives diárias no Instagram, sempre às 19h (reprodução Instagram)
Se a pandemia trouxe muitas restrições, inclusive a eventos culturais, também é inegável que ela fez aflorar iniciativas diversas e multiplicou exponencialmente o volume de opções online. Isso é válido também na literatura, e já mostramos aqui algumas opções. O post de hoje é uma espécie de agenda, listando algumas das programações que ocorrem nesta semana.
Abrindo a agenda, temos hoje, às 19h, a live diária do escritor e professor Arthur Telló, pelo Instagram @arthurtello. O projeto, voltado à leitura de contos, começou no dia 3 de abril e ocorre desde então ininterruptamente, incluindo sábados e domingos.
– Estamos quase chegando a 100 lives – comemora Telló, que a cada dia avisa os participantes da leitura a ser apresentada na edição seguinte.
Excepcionalmente, a pedido do público, as últimas lives têm sido sobre a novela A Morte de Ivan Ilitch, do escritor Liev Tolstói – hoje será abordado o capítulo 4. Assim que o livro for todo discutido, volta-se aos contos, numa semana dedicada à literatura russa, com obras de Turgeniev, Gogol, Varlam Chalámov e Ivan Bunin, além de autores pouco conhecidos, como Leônidas Andreiev.
– Às vezes aproveito o espaço para apresentar escritores que não são muito conhecidos – diz o professor, que até já traduziu, para os encontros virtuais, contos que não têm edição em português, de autores como Liliana Heker e Hebe Uhart.
Também nesta segunda-feira, às 20h, é dia de Órbita Literária, no Facebook.com/davelha. A live tem como convidada a jornalista Sandra Cecília Peradelles, que abordará o tema das mulheres cronistas, passeando por nomes nacionais e locais.
Na quarta-feira, dia 8, temos mais duas ótimas opções além da live de Telló. A primeira, às 18h, é a Live de Cabeceira, do Instituto de Cultura da PUCRS, que terá como entrevistado o escritor André Sant’Anna e que pode ser acessada no canal da PUCRS no YouTube. A outra, às 19h15min (o horário foi antecipado em 15 minutos) integra a programação da Festa Literária de Santa Maria (Flism): é o Cristovão Tezza em Casa, que traz uma conversa com o renomado escritor e pode ser acessada pelo YouTube da Flism.
Programação da Festa Literária de Santa Maria pode ser acompanhada a partir de quarta (reprodução Instagram)
Na quinta, dia 9, a Flism tem duas palestras: às 19h, Lucas Zamberlain fala sobre Literatura e Pandemia em Lucíola, e às 19h30min é a vez de Anselmo Peres Alós abordar Literatura em tempos de Pandemias.
Na sexta, dia 10, a Flism segue com as palestras Thomas Mann e o Artista em Tempos de Coronavírus, ministrada por Pedro Brum Santos às 19h, e Literatura e Isolamento social, com Paulo Ricardo Kralik, às 19h30min. Ainda na sexta, às 21h, no Instagram do Instituto de Leitura Quindim, tem o Quindim Entrevista com sua live nacional semanal, dessa vez em dose dupla: para abordar a ilustração, os convidados são os ilustradores Roger Mello e Mariana Massarani.
Sábado é dia da edição internacional do Quindim Entrevista, que receberá a ilustradora alemã Sonja Danowski, vencedora de vários prêmios na área e cujos livros já foram publicados em mais de 20 idiomas.
E esses são só alguns dos eventos literários online que estão rolando por aí. Confira, participe, e se souber de outras programações interessantes, envie aqui para o blog!
Comments