5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil foi divulgada pelo Instituto Pró-Livro (imagem reprodução/Instituto Pró-Livro)
A 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil, divulgada ontem pelo Instituto Pró-Livro (IPL), trouxe uma boa notícia: o número de leitores na região Sul do país – englobando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – cresceu 13,7 milhões, em 2015, para 16,1 milhões, no ano passado. Não se trata aqui de pessoas que sabem ler, mas de leitores efetivos, que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa.
Nacionalmente, entretanto, os números caíram: éramos 104,7 milhões de leitores brasileiros na edição passada, e agora somamos apenas 100,1 milhões. Percentualmente, o índice de leitores no país caiu de 56% para 52% da população. No Sul, subiu de 50% para 58%. Houve crescimento também na região Norte (de 53% para 63%), mas queda no Centro-Oeste (de 57% para 46%), no Nordeste (de 51% para 48%) e, de forma mais acentuada, no Sudeste (de 61% para 51%).
Também é no Sul que a média de livros lido a cada ano é maior: 5,9. Depois vêm Norte e Centro-Oeste, com 5,3; Sudeste, com 4,9; e Nordeste, com 4,3. Nesse quesito, apenas o Sudeste teve queda, o que levou a média nacional, 4,95, a ser bem semelhante à da pesquisa passada, quando foi de 4,96 (em ambos os casos, podemos arredondar para 5).
Dentre todas as faixas etárias, a que mais lê, segundo a pesquisa, é a dos 11 aos 13 anos, em que 81% são leitores. Mesmo assim, o índice caiu um pouco, pois era de 84% em 2015. Outro fato interessante é que, entre os estudantes do ensino fundamental, o gosto é a principal razão para ler um livro. Já os que estão no ensino médio e no ensino superior apontaram o crescimento pessoal como motivo principal.
E uma curiosidade: pela primeira vez dentre as cinco edições da pesquisa, os homens estão lendo mais do que as mulheres. Segundo os dados divulgados, a média de livros lidos por eles ano passado foi de 5,2, enquanto elas leram 4,8 livros no mesmo período.
Bom, a síntese da pesquisa tem 153 páginas e muitos dados mais, incluindo ser esta a primeira vez com uma seção específica sobre os hábitos de leitura de literatura. Por hoje, entretanto, vou ficando por aqui. Vou ler tudo com mais atenção e ainda esta semana volto ao tema, com outros destaques.
Para finalizar, a 5ª Retratos da Leitura no Brasil foi feita pelo Ibope Inteligência, sob coordenação do Instituto Pró-Livro, e ouviu 8.076 pessoas em 208 municípios.
***
Se você está aqui no blog, é porque é um dos 100,1 milhões de leitores brasileiros. Então, confira os vários posts com dicas de livros que já demos por aqui e boas leituras!
Comentarios