Escritor lançou nada menos que oito livros em 2020 (Foto: Diego Lopes, divulgação)
Neste ano que se encerra, o escritor Christian David lançou não somente um, mas oito livros. São projetos que ele já vinha desenvolvendo e que culminaram em 2020 – e, embora tenha precisado abrir mão dos lançamentos presenciais, os lançamentos com lives e bate-papos virtuais foram bem interessantes, avalia o autor, que também teve dois livros indicados para o Prêmio Ages.
A lista de obras que saíram do prelo este ano mostra facetas diversas do escritor: um livro de poesia, Poemas de não amor; um livro juvenil, Os Três Medos; um box com histórias para crianças conhecerem alguns termos do mundo financeiro, formado pelos livros Uma casa para Borunga, Gelatina de Graça, O Dilema dos juros de chocolate, O sumiço do videogame e O Clube do Hamster; e, por fim, uma HQ, O Anel Cardinale: As Aventuras de Fabrício Bomtempo.
Christian David conta que a pandemia não teve grande influência sobre sua rotina de escrita e que conseguiu escrever bastante neste ano. Outro aspecto do trabalho com literatura, entretanto, que é ir a escolas e feiras – fonte considerável da renda de um escritor, lembra –, foi prejudicado, embora tenha feito bons trabalhos online. O contato direto com os leitores também costuma ser uma de suas motivações para escrever, então, com a pandemia, novos incentivos precisaram ser buscados.
– O desafio maior foi financeiro, mesmo, e também enfrentar um mercado com medo do futuro e cheio de incertezas – diz.
Para 2021, a produção continua a mil. Entre os projetos que devem sair do papel estão um novo de poesia para a infância, um juvenil de fantasia urbana e, talvez, mais uma HQ. Também deve sair um livro escrito a 12 mãos com outros cinco parceiros e parceiras de um grupo criado este ano, o Seis + 1. O grupo é composto por Alexandre Brito, Antônio Schimeneck, Caio Riter, Gláucia de Souza e Laura Castilhos, além do próprio Christian David, e promoveu diversos encontros – virtuais – para discutir literatura.
– Produzimos um texto para jovens em conjunto e estamos acabando o projeto. Ouso dizer que tem grande chance de ser publicado por alguma editora em 2021 já que ficou um trabalho bem consistente e interessante.
Comments